segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Movimento virtual de devoção a São Sebastião:








MOVIMENTO VIRTUAL DE DEVOÇÃO A SÃO SEBASTIÃO:



Objetivo: Promover a devoção a São Sebastião, através da internet, proporcionando que todas as pessoas de fé possam se unir em torno deste grande mártir de Nosso Senhor Jesus Cristo, para imitar-lhe as virtudes, crescerem espiritualmente através da oração e da prática da caridade e difundir o mandamento maior do Cristo: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".


Seguem sugestões de como nos ajudar na sua cidade, bairro, família ou entre amigos:


01- Compre uma imagem ou quadro de São Sebastião.


02- Comece fazendo suas orações pessoais todos os dias, e nelas acrescente uma prece particular a São Sebastião.


03- Promova a visita da imagem de São Sebastião às casas de seus amigos e parentes, devidamente acompanhada de um folheto de orações.


04- Lembrar que todo dia 20 é consagrado especialmente a São Sebastião, uma vez que ele foi martirizado neste dia.


05- Sempre que possível brinde seus amigos e familiares com santinhos contendo a oração de São Sebastião.


Sugestão de roteiro para oração nos dias 20 de cada mês:


01- Prepare uma mesinha com uma toalha digna, acenda uma vela e ponha um vaso com flores.

02- Reuna de preferência sua família e se possível convide amigos e vizinhos para participarem.

03- Comece com uma oração espontânea ao espírito Santo.

04- Cante um hino conhecido por todos.

05- Escolha antecipadamente um trecho de um dos Evangelhos( Mateus, Marcos, Lucas ou João) e leia-o em voz alta, antes cante um hino de aclamação ao evangelho.

06- Depois cada um dos participantes irá, espontaneamente, falar o que aquela passagem do evangelho traz de mensagem para a sua vida.

07- Faz-se o momento das preces, onde cada participante irá colocar as suas intenções para aquele dia: Pelos moribundos, desamparados, crianças e idosos abandonados, pelos depressivos e desesperados, pela paz no mundo.

08- Canta-se o hino em honra a São Sebastião.

09- Reza-se o Pai Nosso e três Ave Marias.

10- Faz-se oração final, espontânea, de agradecimento por aquele momento de oração.
11- Enecerra-se com todos saudando-se com a paz de Cristo e um hino apropriado.
CARACTERIZAÇÃO:

É importante ressaltar que este movimento não está vinculado à paróquias ou ordens religiosas, sendo de iniciativa leiga e virtual, destinando-se a todos os devotos do mártir São Sebastião.
Tal devoção caracteriza-se pelo tripé : Oração, anonimato e caridade, não buscando notoriedade social mas o crescimento espiritual e pessoal de seus participantes. Os devotos que não dispuserem de tempo para as práticas devocionais em conjunto com outras pessoas, podem fazê-las individualmente. Os atos de caridade podem ser vários, desde a visita a um asilo, orfanato, hospital ou presídio, de acordo com a identificação do grupo. Para quem vai praticá-los individualmente, e não têm muito tempo, pode-se começar em casa, na vizinhança, na escola, no trabalho ou no círculo de amizade. Hoje sempre já pessoas necessitadas de uma palavra de carinho, de uma escuta, de uma palavra de aconselhamento. Se a ajuda for material, serve como dica a doação de uma cesta básica a uma família carente, um pacote de fraldas geriátricas a um asilo de idosos ou qualquer outro ato que pode ser praticado individualmente e de forma anônima.
Estas práticas combinam perfeitamente com a imitação das virtudes de São Sebastião, que durante muito tempo visitou e socorreu os doentes e encarcerados durante a perseguição do Imperador Diocleciano aos cristãos.
Postaremos a bio0grafia de São Sebastião, para que os seus devotos possam se inteirar das virtudes heróicas que ele praticou em vida e se sentirem mais estimulados a imitá-lo.










Nenhum comentário: